Batman (2022), Matt Reeves.
Robert Pattinson assume a capa do Homem-Morcego em seus anos iniciais como vigilante de Gotham. E o ator cumpre muito bem seu papel como um herói que ainda é muito jovem e bastante atormentado pela missão que impôs para si mesmo.
Junto com o Tenente Jim Gordon, ele precisa investigar uma série de assassinatos cujas únicas pistas são enigmas e quebra-cabeças deixados pelo assassino que se intitula Charada.
É um filme pesado e sombrio, com uma estética que lembra muito os filmes noir que fizeram sucesso nas décadas de 40 e 50. Inclusive uma coisa legal é que o Batman vai narrando a história, como muitos detetives do noir faziam. A própria relação entre o Batman e Jim Gordon, muito bem desenvolvida, é como a clássica dupla de detetives dos filmes policiais. Policial bom, policial mau, ou quase isso. A Mulher-Gato da Zoë Kravitz surge carismática e envolvente como uma espécie de femme fatale dos noir, e ela tem uma química legal com o Robert Pattinson. Os dois personagens funcionam bem juntos.
Uma coisa que gostei bastante é que esse é um Batman meio grunge, muito emocional, lutando para salvar uma cidade chuvosa, suja, melancólica e sombria. Tudo isso ao som de uma trilha sonora com Nirvana. A música do filme tem ainda sons que nos lembram da trilha de Danny Elfman no Batman do Tim Burton, que depois também foi usada em Batman the Animated Series (uma das melhores adaptações do Batman já criadas!)
Vale mencionar também que este é quase um Sin City com o Batman. Além da forma como a história é conduzida, o diretor filma muitas cenas com ângulos e planos que nos lembram bastante de Sin City, com personagens nas sombras com janelas e planos de fundo destacados, só que ao invés do branco de Sin City, Batman usa um amarelado que aumenta a sensação opressiva da corrupção que parece estar em tudo e todos na cidade de Gotham.
Tem muito do personagem dos quadrinhos, tem muito do Frank Miller, principalmente Batman Ano Um, e pega muitas inspirações do Longo Dia das Bruxas, que também foi usado como inspiração pelo Christopher Nolan no Cavaleiro das Trevas. As cenas de ação são pontuais, e quando surgem na tela, são incríveis. A cena de perseguição do Batmóvel é foda!
E a escolha do vilão Charada como principal antagonista é perfeita. Ele aparece como um assassino em série que deixa enigmas para serem resolvidos pelo Batman. O que faz deste o filme que melhor usa o aspecto de detetive do herói. O Batman sempre foi um dos grandes detetives dos quadrinhos, mas os filmes anteriores focavam mais no aspecto do super-herói. O Batman de Matt Reeves prioriza o aspecto de detetive. E isso é lindo!
Ouça o podcast sobre o filme aqui.
Cenas, imagens, ideias, a trilha sonora, o próprio Batman. É um filme de detetive como nenhum outro do Batman. Além de muito bom, é muito bem-feito. Filmão!
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