Super Mario Bros.

Super Mario Bros

Super Mario Bros

Super Mario Bros. (2023), Aaron Horvath e Michael Jelenic.

Ouça sobre o filme: podcast

Uma adaptação divertidona de um dos videogames mais divertidões já feitos. Super Mario foi lançado na década de 80 e foi um grande fenômeno nas décadas de 90 e 2000. O jogo chegou inclusive a ganhar uma adaptação em live-action nos anos 90, que é bem ruim e até hoje é mal falada e mal lembrada, e apesar de eu reconhecer que existe um carinho nostálgico, não é um filme que realmente valha ser lembrado (isso é conflitante, eu sei).

A história da animação é a clássica do game. Mario e Luigi são irmãos encanadores de descendência italiana que acabam indo parar no Mundo dos Cogumelos por causa dos canos de transporte e lá eles ajudam a Princesa Peach a enfrentar o exército do Rei Koopa, hoje em dia mais comumente chamado de Bowser. Os personagens são ótimos, em especial a Princesa Peach guerreirona e o Bowser meloso tocador de piano. Isso sem falar no luma da gaiola super apegado à morte que tem os discursos mais sensacionais.

O filme é divertido, caprichado, rapidinho de se assistir, coloridão, e repleto de referências aos jogos. Eu cresci jogando Super Mario e adorei ver o encanador italiano na tela com todo aquele festival de referências. Fiquei mega empolgado. Tem os power-ups que o Mario usa para ficar mais poderosos, como o Super Cogumelo do crescimento e a sempre sensacional Flor do Fogo. Tem o Donkey Kong que era outro game depois misturado com o Super Mario, e os dois são personagens clássicos da Nintendo, considerando que a primeira aparição oficial do Mario foi no jogo de arcade original do Donkey Kong em 1981 para só depois o encanador ganhar sua própria série de jogos com a franquia Super Mario Bros a partir de 1983 e 1985. Tem a fantasia de Tanuki Voador, um clássico do Super Mario 3 que eu adorava. Tem os lumas do Super Mario Galaxy. Tem o “salto de fé” da pista de arco-íris do Mario Kart 64, que era uma coisa do game que o jogador podia fazer saltando de um ponto ao outro. Tem muitas coisas maneiras e referências divertidas. Super Mario Bros. é uma aventura espetacular.

Trazer Mario, Luigi, Peach, Donkey Kong e companhia para o cinema em forma de animação foi com certeza a melhor sacada. Tudo funciona muito bem. Eu me diverti pra caramba vendo o filme e super recomendo.