Resistência

Resistência

Resistência

Resistência (2023), Gareth Edwards.

Ouça sobre o filme: podcast

Um filme de ficção científica fenomenal, produzido, escrito e dirigido por Gareth Edwards, um cara que ficou bastante conhecido pela visão dele de Star Wars ao fazer o filme Rogue One. E esse filme tem muitas referências que lembram um pouco Star Wars, no caso tanto Rogue One quanto o clássico lá de 1977, mas também é um filme que se deve muito à ficção científica de maneira geral, porque é tudo que você pode imaginar em termos de ficção científica futurista.

Resistência tem de tudo um pouco, robôs, inteligência artificial, naves orbitando o mundo, conflitos militares e distópicos, e por trás disso tudo, uma história bastante tocante, sensível, emocionante e, ao mesmo tempo, filosófica, que lembra muito as antigas histórias de ficção científica, especialmente em termos de animações japonesas como Akira ou Ghost in the Shell, ao mesmo tempo que também lembra um pouco alguns filmes de guerra da antiga também, justamente por suas explorações filosóficas sobre o que é ser humano, e como lidar com questões éticas e morais envolvendo a humanidade e principalmente questões que vêm sendo discutidas atualmente acerca da inteligência artificial.

Esse é um filme que ele consegue pegar muitas referências e muitas histórias de uma maneira que poderia dar muito errado, mas dá muito certo porque a história é bem-construída, tudo é bem concatenado dentro do enredo e o elenco é fantástico, com atores que conseguem captar muito bem a essência da história. Destaque para o John David Washington, que é um cara que sempre entrega boas atuações.

A história apresenta um Estados Unidos devastado depois de uma bomba nuclear, o que gera uma proibição à inteligência artificial. No supercontinente agora chamado de Nova Ásia, no entanto, a inteligência artificial ainda é permitida. Isso acaba gerando um conflito internacional em grande escala que ajuda bastante no desenvolvimento desse enredo que é contado não só de maneira envolvente e emocionante, mas também com um visual que é impecável.

Resistência é um tipo de filme de ficção científica que não se vê no cinema há muito tempo, que eu gostei muito de ver, que é muito bem-feito com efeitos visuais fantásticos e uma história comovente, e que realmente merece ser assistido. Vale muito a pena.