Curta prequel de Nausicaä com cara de Evangelion

Giant God Warrior Appears in Tokyo

Nausicaä do Vale do Vento (1984) é um desses animes que marcam a vida de uma pessoa, especialmente quando o responsável é o grande Hayao Miyazaki.

Outro clássico das animações japonesas, e que também pode marcar a vida de uma pessoa, é Neon Genesis Evangelion, que teve Shinji Higuchi como roteirista, assistente de direção e diretor de arte/storyboard junto com Hideaki Anno (o diretor da série). Atualmente, Higuchi trabalha na direção de arte dos filmes Rebuild of Evangelion.

Eis que o Studio Ghibli, comandado por Miyazaki e responsável por Nausicaä, lançou um curta-metragem em live-action chamado Giant God Warrior Appears in Tokyo (Kyoshinhei Tokyo ni Arawaru), dirigido justamente por Higuchi. O curta foi encomendado por Hideaki Anno como parte da exposição especial Tokusatsu para o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, e foi originalmente exibido no começo do filme Rebuild of Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo.

Basicamente, o curta mostra uma espécie de prequel de Nausicaä, cerca de mil anos no passado, quando os Deuses Guerreiros, armas biomecânicas gigantescas, surgiram no mundo e devastaram tudo. Os monstros colossais são bizarros, e é interessante a composição do curta, que conta com efeitos de computação gráfica e com a velha técnica japonesa de construir cidades em maquetes para serem destruídas por monstros (ou robôs) gigantes. Inclusive, tem um pouco daquele aspecto precário dos antigos tokusatsus.

Uma curiosidade é que as sequências finais de Nausicaä foram animadas por Hideaki Anno, quando estava iniciando sua carreira, anos antes de criar Evangelion. Os projetos de Miyazaki para os Deuses Guerreiros serviram como grande inspiração para o design das unidades EVA que vemos em Evangelion, por isso, não é à toa que a aparência da criatura gigante nesse curta seja tão similar à aparência do EVA 01 — em especial o aspecto com asas que o EVA 01 assume em The End of Evangelion, filme que concluiu a série original.

Giant God Warrior Appears in Tokyo é um retorno ao universo de Nausicaä e um vislumbre do que poderia ser um filme live-action de Evangelion, uma maravilha fantástica de cerca de 10 minutos. Além disso, é a primeira produção live-action do Studio Ghibli.