Daytripper

Daytripper

Daytripper

Daytripper (2011), Fábio Moon e Gabriel Bá.

A vida é frágil. Ficamos tão preocupados com as coisas pequenas do dia a dia e de repente — BANG! — estamos mortos. Num instante, tudo se vai, e o que parecia importante não tem mais importância alguma. Na boca, fica apenas um gosto de que poderíamos ter feito mais, que o tempo foi pouco para tanto a fazer.

É essa a sensação que fica ao final da leitura de Daytripper, a graphic novel dos gêmeos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, que conquistou a América e figurou durante 2011 tanto na lista dos mais vendidos quanto a de melhores do ano para os críticos. E o sucesso é merecido pois, embora ambientada no Brasil, seus temas são universais.

Na HQ, acompanhamos a vida de Brás de Oliva Domingos, um jornalista especializado em escrever obituários. Seu sonho é ser um grande escritor, como o pai, mas será que ele terá coragem de segui-lo? Dividida em 10 capítulos, em cada um deles temos um vislumbre de como foi sua vida em diferentes estágios, desde a infância até a velhice. Mas tem um detalhe fundamental, que você terá que descobrir lendo, que faz com que, a cada mudança de capítulo, tenhamos que adotar uma nova perspectiva sobre o que estamos realmente lendo.

À primeira vista, pode parecer que a obra busca uma reflexão sobre a finitude da vida – o tempo passa e sempre fica algo por fazer. No entanto, o que os gêmeos parecem realmente querer dizer é que devemos aproveitar os momentos bons, que não são constantes, e saber conviver com os ruins. Se hoje você perdeu algum ente querido, amanhã ganhará outro. Se seu relacionamento acabou e ambos se machucaram, amanhã você estará novamente apaixonado. E assim, de retrato em retrato da vida de Brás, é impossível não reconhecermos nossa própria vida, nossas alegrias e nossas tristezas desenhadas dentro dos quadros.

O final é um dos mais bonitos das histórias das HQs, sem exageros. Impossível não se emocionar. Tente exercer o desapego, controle menos e deixe se levar. Aceite a vida como o mar, indo e vindo, trazendo sempre novas emoções e novas lembranças. Embarque nesse dia de viagem com os gêmeos, que você não irá se arrepender.