A Disney tem muito material produzido antigamente que até hoje permanece obscuro pra muita gente. Muitos caíram no domínio público e rapidamente ganharam espaço na internet, relembrando para as gerações atuais coisas conhecidas apenas pelas gerações passadas.
O curta de animação A História da Menstruação é um desses casos. Como os direitos sobre a obra não foram renovados pela Walt Disney Corporation, o filme caiu no domínio público e pode ser facilmente encontrado na internet.
O curta foi feito em 1946 e exibido para milhões de estudantes americanos nas aulas de educação em saúde, sob consultoria de ginecologistas, algo que aumentava a credibilidade da produção, de modo que fosse permitida sua exibição nas escolas. O filme foi ainda distribuído com um livro chamado Very Personally Yours, que tinha informações sobre o assunto e anúncios sobre absorventes e coisas do gênero.
A História da Menstruação foi um dos primeiros filmes comercialmente patrocinados a serem exibidos em escolas e, supostamente, foi o primeiro a usar a palavra “vagina” no roteiro. O curioso é ver no filme a visão bastante antiquada e recatada que se tinha sobre sexualidade naquele tempo, tanto que não há referências ao sexo ou à reprodução, apenas a questões comuns sobre o processo menstrual e higiene. O vídeo também foi usado como propaganda para uma companhia que comercializava produtos de higiene feminina.
O valor histórico e nostálgico de assistir a uma produção dessas da Disney é inquestionável. Recordar é viver.
Redes Sociais