Abigail

Abigail

Abigail

Abigail (2024), Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin.

Ouça sobre o filme: podcast

Uma comédia de terror com um humor bem sombrio, bem macabro, e que conta a história de uma equipe contratada para sequestrar uma garota que inicialmente parece ser uma garota comum. Só que quando eles a levam para outro local onde ela vai ser mantida em cativeiro, eles descobrem que na verdade ela é uma vampira muito antiga e extremamente sanguinária.

O filme brinca muito com a ideia da vampira ser uma garota humana comum e ela leva isso de uma maneira em que vai induzindo os sequestradores a se desentenderem, uma vez que eles próprios são muito briguentos e têm problemas entre si. Ao mesmo tempo, o lugar para onde eles levam a garota é uma mansão antiga, com uma vibe totalmente de mansão mal-assombrada e cheia de armadilhas mortais perfeitas para uma vampira extremamente feroz apesar de ter a aparência de uma menina adolescente e ter vários problemas com o pai.

Uma curiosidade sobre Abigail é que se trata de uma adaptação bem livre do filme A Filha de Drácula de 1936. Na verdade, Abigail pega a ideia do filme original para construir sua história e faz isso muito bem.

Cabe o destaque aqui para Alicia Weir, que é conhecida por já ter interpretado a Matilda no filme musical de 2022 e é sensacional como a vampira enlouquecida do filme. Ela é muito divertida, especialmente quando entra no frenesi de enfrentar e matar todos os sequestradores humanos que estão presos na mansão junto com ela. Quando isso acontece, o filme se torna uma outra coisa alucinada que brinca muito com os clichês dos filmes de terror e dos filmes de vampiro de uma maneira muito sagaz e alucinante. E é mais legal ainda ver que os sequestradores não são tão perigosos e maus como eles acham que são.

A maneira como os personagens são construídos também ajuda na construção do filme como um todo e da própria personagem principal. Cabe mais um destaque para a Melissa Barrera, que veio dos filmes novos do Pânico. Gosto muito do trabalho dela e ela aqui está muito bem interpretando a Joey, que tem uma vibe investigativa e um jeito afiado que dá uma dinâmica legal pra trama. E vale mencionar também a boa direção do Matt Bettinelli-Olpin e do Tyler Gillett, que já são conhecidos justamente por Pânico 5 e Pânico 6 e ficaram muito conhecidos pelo trabalho deles no filme VHS e pelo filme Casamento Sangrento, que é outro filme de terror com humor espetacular.

Abigail é um filme sensacional de vampiros e é um filme sensacional de comédia de horror. Um tipo de filme que eu gosto pra caramba e que me diverte bastante. Por isso mesmo gostei muito de Abigail e recomendo fortemente.