O Festival do Rio é um dos principais eventos culturais do Brasil, que acontece uma vez por ano no Rio de Janeiro. Durante esse período, a Cidade Maravilhosa respira cinema.
A décima quarta edição, que começou no dia 27 e vai até o dia 11 de outubro, trouxe para os cinéfilos um repertório de 400 produções de 60 países, distribuídas em 20 mostras espalhadas por vários cinemas cariocas. Para quem vem de fora, essa é ainda uma oportunidade de viajar pela cidade assistindo aos filmes espalhados pelo circuito.
É uma maratona acompanhar todas as produções, não tenha dúvidas. Então, pra dar uma ajuda aos cinéfilos de plantão, antes de começar nossa cobertura do festival, vamos deixar aqui algumas dicas de filmes.
Pra começar, há uma parte do festival que sempre se mostra interessante: a que engloba filmes de terror e ficção científica. Os longas desse gênero exibidos no evento costumam ser sensacionais, mas dificilmente estreiam no circuito principal. Por isso, uma boa é ficar de olho neles.
A Mostra Midnight é onde normalmente se concentram essas produções. Na Midnight Terror, algumas possibilidades são o japonês O Clube do Vamos-Fazer-a-Professora-Abortar, o norueguês Thale – Ela Veio da Floresta, o canadense Um Pouco Zumbi e os americanos Possessão e O Segredo da Cabana — sendo que O Segredo da Cabana é uma das maiores expectativas do terror pra esse festival. Na Midnight Movies, as boas são o documentário Quarto 237 – Teorias Loucas sobre “O Iluminado”, o filme de lobisomens (fêmeas) Jack & Diane, o coreano O Livro do Apocalipse, e o documentário A Saga Comic-Com: O Sonho de um Fã — especialmente pros nerds. Quem curte música, pode aproveitar as produções da Midnight Música, que inclui o documentário Michael Jackson – Bad 25. Os surfistas podem querer acompanhar também a Midnight Surf.
Ainda no terror/ficção científica, a principal dica desse ano é a Mostra John Carpenter. Se você é fã desse diretor (como eu), não pode deixar de assistir a clássicos como Os Aventureiros do Bairro Proibido, Fuga de Nova York, Eles Vivem, O Enigma de Outro Mundo ou Vampiros de John Carpenter.
Outra mostra que promete boas produções é a Mostra Panorama Mundial, com as últimas novidades de alguns cineastas importantes. Os destaques ficam por conta de Selvagens, de Oliver Stone (Assassinos Por Natureza); Moonrise Kingdom, de Wes Anderson (Os Excêntricos Tenenbaums); Twixt, de Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão); Magic Mike, de Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo); Ruby Sparks: A Namorada Perfeita, de Jonathan Dayton e Valerie Faris (Pequena Miss Sunshine); e o impressionante Argo, de Ben Affleck (Atrações Perigosas). Para os cinéfilos que gostam de um drama, especialmente envolvendo histórias de superação, a Mostra Panorama Mundial também é uma opção interessante.
Há ainda as mostras voltadas para o pessoal que gosta de ir ao festival para conhecer produções estrangeiras que muitas vezes não ganham espaço no circuito principal. Para esses, o foco desse ano são as Mostras: Expectativas 2012, Fronteiras, Foco Reino Unido, Imagens de Portugal, Première Latina e nossa clássica Première Brasil — que esse ano tem como maior destaque o filme Gonzaga – De Pai para Filho, de Breno Silveira.
Nós aqui do Nível Épico, como os bons cinéfilos nerds que somos, vamos entrar nessa maratona e vamos postando aqui as críticas dos filmes que formos assistindo.
Prepare sua revistinha da programação (ou seu aplicativo no smartphone), respira fundo e aproveita, porque se tem uma época em que o Rio de Janeiro se torna um mar de sonhos, é essa. A época em que a paixão pelo cinema transborda por toda a Cidade Maravilhosa. Se você encontrar com a gente pelos cinemas do festival, chega mais pra dar um “oi” e trocar uma ideia sobre o assunto. Nós vamos adorar!
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