Estamos cansados

Cansados

Em 2016, a BBC publicou o artigo Por que estamos cansados?, que basicamente falava sobre como a nossa vida é totalmente controlada pela tecnologia e como o fato de estarmos 24h conectados só faz que a gente fique o quê? Cansado.

Fiquei feliz quando li isso. Não porque fala sobre estarmos esgotados dentro do cotidiano, mas sim porque tem gente que compartilha esse mesmo sentimento.

Estamos todos cansados.

Ufa.

Que alívio ao ver que esse sentimento de querer parar, não ter e-mail ou mensagens com coisas pendentes a serem resolvidas não é só meu.

Tentei ficar uma semana sem ter contato com minhas redes sociais algumas vezes.

Na primeira vez, foi revigorante. Li 3 livros e meio, somando quase 800 páginas naquela semana. Tentei fazer isso, porém alguns fatores me fizeram desistir dessa semana “off”:

1 – As pessoas ficavam reclamando que eu não respondia e quanto mais eu não respondia, mais eu teria que responder depois.

2 – Eu fiquei por fora. A vida agora acontece totalmente online.

Ficamos presos naquela modernidade líquida que o Bauman falava. Nada é feito para durar e, ao mesmo tempo, nossas relações estreitam via online. Bizarro, né?

Chegando até aqui, quero reafirmar que estamos cansados. Esgotados. Exaustos.

E, cada vez mais, eu passo a compreender o Alex de Na natureza selvagem, filme que eu achava muito chato quando eu era mais nova. Mas claro que, compreender não quer dizer que faria o mesmo… Afinal, banho quente é top demais.

Mas acredito que o recado que ele quis dar foi: o que realmente vale na vida? Será que esse esgotamento que temos semanalmente vale? Quando a gente deixou de valorizar os momentos que temos com as pessoas que gostamos para ficarmos presos numa tela de celular ou laptop o que for?

Isso me faz lembrar de A Sociedade dos Poetas Mortos… se você não assistiu ainda, tá esperando o que, meu querido?

“Carpe diem! Aproveitem o dia, facam suas vidas extraordinárias!”, disse o professor vivido pelo eterno Robin Williams.

Isso tudo, essa volta toda pra chegar até aqui e dizer: eu tenho certeza absoluta que você é mais que seu cansaço.

Você é uma pessoa, que mesmo cansado, não pode deixar de aproveitar cada momento que a vida te dá. Você é também parte das pessoas maravilhosas que você conhece.

Às vezes, a gente deixa nossas obrigações nos sufocarem e assim, deixamos abafados a melhor versão de nós mesmos.

Estamos todos cansados.

Mas somos mais que o nosso cansaço.