Predador

Predador

Predador

Predador (1987), John McTiernan.

Um dos filmes de terror e ficção científica mais icônicos do cinema. Com uma criatura alienígena sensacional marcada há décadas na cultura pop. Todo mundo lembra do Predador principalmente porque ele é um caçador feioso e aterrorizante com alta tecnologia, na maioria das vezes em situações nas quais os humanos que o enfrentam não contam com o mesmo tipo de tecnologia avançada e precisam recorrer à inteligência para sobreviver ao encontro. Uma parte importante da premissa do filme envolve virar as falhas do próprio Predador contra ele. Essa dinâmica de caçador e caçado é provavelmente o que faz Predador se tão legal.

Ouça o podcast sobre o filme aqui.

Esse primeiro filme, obviamente, é o melhor de todos. O filme do Arnold Schwarzenegger contra o Predador. Além de ser muito maneiro por si só, ainda deu origem a toda a saga do monstrão caçador. Definitivamente é uma das melhores batalhas entre o caçador e o caçado nessa saga. E o diretor ainda é o mesmo de Duro de Matar, embora o Predador seja anterior ao Duro de Matar, já dava para ver a habilidade de John McTiernan para lidar com personagens encurralados em um ambiente hostil precisando lutar desesperadamente pela vida mesmo estando todo arrebentados. O Dutch do Schwarza é assim. E o McClane do Bruce Willis que veio depois é assim.

A história é simples: uma missão liderada pelo Major Dutch para resgatar um funcionário do governo nas selvas da América Central e que parecia um simples resgate até que os membros da equipe começam a aparecer mortos. E quando os corpos começam a aparecer esfolados e mutilados, o impacto é grande. E essa mistura de ação com militares e filme de terror é o que torna tudo mais bizarro. Especialmente por causa do grande mistério de quem está matando. Quando finalmente o monstro é revelado, é maneiríssimo!

O filme é uma batalha intensa entre um Predador perseguindo os humanos, com a questão de caçar e mostrar superioridade sobre o inimigo e principalmente o elemento da batalha de inteligência. Em Predador, não vence o mais forte; vence o mais esperto. Isso é o que torna o filme mais maneiro.

É o típico filme de ação dos anos 80, que não tinha a intenção de se tornar uma grande saga de ficção científica envolvendo um monstro bizarro. Só que deu muito certo e o filme descontruiu muito do estilo de ação que veio antes (o próprio Dura de Matar, depois, desconstruiu muito do que veio antes). Na época, os filmes de ação eram resolvidos na base da porradaria, dos músculos e das armas pesadas. E a sagacidade e inteligência de Dutch para enfrentar a criatura foi um ponto diferentes dos heróis brucutus da época. Foi uma grande sacada. Sem querer, por todo esse conjunto, Predador acabou se tornando um grande clássico da cultura pop lembrado até hoje.