Wonka

Wonka

Wonka

Wonka (2023), Paul King.

Ouça sobre o filme: podcast

Um filme adorável que conta uma história de origem para Willy Wonka e a Fantástica Fábrica de Chocolate, que é um clássico da infância de muitos, em muitos aspectos, porque tem a versão original de 1971 com Gene Wilder. Esse filme novo já começa com uma canção da época do Gene Wilder já pra nos colocar no espírito do filme, que também teve uma versão de 2005 com Johnny Depp que é um pouco mais assustadora, e era do Tim Burton, logo tinha uma vibe mais Tim Burton, por isso era um pouco bizarra. Essa nova versão da Fantástica Fábrica de Chocolate é divertida, inventiva e mirabolante.

Esse Wonka do filme de agora é muito mais focado no Willy Wonka do filme original do Gene Wilder e ele é apaixonante e carismático, um personagem realmente fantástico que dá vontade de ver, de acompanhar, de querer comer o chocolate que ele faz, dá vontade de abraçar. É um filme realmente maravilhoso, que tem todo o espírito da Fantástica Fábrica de Chocolate, especialmente para quem gosta muito do filme, e pra quem gosta muito de chocolate, porque a gente sai do filme com vontade de comer chocolate.

A história foca no Willy Wonka na época em que ele ainda jovem tinha o sonho de abrir uma loja de chocolate fazendo chocolates diferentes e improváveis. Só que no fim das contas ele acaba enfrentando um grupo muito maquiavélico de empresários que trabalha numa fábrica de chocolate e eles formam uma espécie de cartel, um triunvirato, e fazem de tudo para tentar impedir que o Willy Wonka concretize o sonho dele.

Esse é um filme sobre conquistar os seus sonhos, sobre aproveitar as maravilhas da vida, e ao mesmo tempo é um filme muito visual e com ideias muito excêntricas, porque ele consegue brincar com diversas coisas, além do fato de ser um tremendo musical, porque tem música o tempo todo e todas as músicas estão lá muito bem encaixadas, muito bem-feitas.

O Wonka do Timothée Chalamet é fantástico, e o diretor Paul King, que é conhecido pelos filmes do Paddington, consegue captar toda a essência da história do Willy Wonka e do espírito de se gostar de chocolate. E ainda tem o Oompa-Loompa do Hugo Grant, que definitivamente merecia mais tempo de tela, porque ele é sensacional. Tudo isso com uma boa dose de humor, emoção e um espírito bastante de ingenuidade e fábula infantil. Wonka é um filme realmente delicioso de se assistir. Um filme pra deixar seu chocolate quentinho.