Os Rejeitados

Os Rejeitados

Os Rejeitados

Os Rejeitados (2023), Alexander Payne.

Ouça sobre o filme: podcast

Um filme delicioso que tem cara de filme de Natal. Lá no exterior, estreou na época natalina, porém, é também um filme com cara de filme de premiação. Embora às vezes isso possa parecer um pouco reducionista, eu diria que não é o caso aqui, porque esse filme é maravilhoso.

Alexander Payne, que é o diretor, repete uma parceria com o Paul Giamatti, que é um grande ator, e os dois já trabalharam juntos em 2004 no filme Sideways, que é um filme delicioso também de se assistir, e deixo aqui também como recomendação.

Os Rejeitados é igualmente delicioso na maneira como conta a história de um aluno rebelde chamado Angus, interpretado por Dominic Sessa, que está muito bem no papel, numa mistura de angústia e adolescência raivosa por ter sido abandonado pela mãe no internato com alguns outros alunos durante o Natal. O curioso dessa história é que, no fim das contas, eles acabam tendo que ser cuidados pelo professor Paul Hunham do Giamatti, e ele é um professor consideravelmente odiado, porque ele é aquele típico personagem de filme de Natal que é extremamente turrão, rabugento, do tipo que ninguém gosta, que vive reclamando e que no fim das contas também é um cara desprezível para o trato social com as pessoas. O negócio é que essa rabugentice dele, na verdade, esconde muita tristeza, muitas questões, um certo grau de desespero enquanto ser humano, que ele esconde dos outros porque gostaria de ser uma pessoa muito melhor do que realmente é. E obviamente como se trata de um filme com aspectos natalinos, aos poucos o coração dele vai se derretendo e ele vai se tornando uma pessoa melhor. E é impossível não ficar envolvido e não querer dar um abraço nele.

O filme é muito delicioso por causa disso, porque é bem agradável, apesar de ter um teor melancólico. Os Rejeitados tem bastante humor, mas também tem um aspecto dramático, um pouco mais trágico e deprimente, com algumas boas mensagens e uma boa profundidade no que quer apresentar através dos temas que aborda. É um filme realmente muito bom. Vale muito a pena.