Robô Selvagem (2024), Chris Sanders.
Ouça sobre a animação: podcast
Uma animação extremamente adorável. E uma das melhores coisas que saíram em 2024. A animação conta a história de uma unidade robótica criada para assistência humana, que acaba caindo sem querer numa ilha desabitada, onde ela percebe que não existe nenhuma vida humana para qual ela possa oferecer seus serviços de assistência. Por causa disso, ela muda suas prerrogativas para ajudar os animais ao redor quando percebe que a floresta é um lugar extremamente perigoso, onde todos os animais selvagens se matam o tempo todo. No meio desse caos, ela acidentalmente esmaga o ninho de um ganso e assume a tarefa de cuidar do único filhote sobrevivente. É quando a história começa a ficar uma coisa maravilhosa.
A unidade 7134 da ROZZUM, que se chama abreviadamente de Roz, começa a assumir o papel de mãe do pequeno ganso, o Bico-Vivo, com a ajuda inusitada de uma raposa chamada Astuto, que inicialmente tenta comer o ganso, mas, no fim das contas, acaba se tornando uma espécie de ajudante da Roz na criação do bichinho órfão. Toda essa dinâmica familiar que vai se criando entre os três torna o filme essa coisa adorável e maravilhosa que dá vontade de abraçar.
Robô Selvagem é uma história muito emocionante e muito bem-construída pelo diretor Chris Sanders, que também é bastante conhecido pelo igualmente maravilhoso Lilo & Stitch. Eu fiquei muito apaixonado por Robô Selvagem. O filme é fantástico e extremamente divertido, com bons toques de humor, especialmente nas tentativas da Roz de ensinar o pequeno ganso a sobreviver, a voar e a se tornar mais independente, porque o Bico-Vivo tem um problema na asa e precisa lidar com suas deficiências enquanto vive numa floresta extremamente perigosa onde todos os outros animais podem querer devorá-lo. O filme trata isso de uma forma bastante madura e adulta, mas com um toque fortemente infantil, porque Robô Selvagem ainda é um filme bastante direcionado para as crianças e que vai deixar todos os corações quentinhos.
Tudo é muito acertado nos ensinamentos que a Roz precisa adquirir para se tornar uma mãe adotiva inusitada de um ganso, enquanto ainda é ajudada por uma raposa que, de forma também bastante inusitada, começa a se tornar uma parte essencial dessa família inesperada. Justamente pela floresta ser tão perigosa, o filme também consegue manter um senso de urgência que ajuda bastante nas cenas de ação. O final culmina em algumas sequências de ação que são de tirar o fôlego. Tudo é muito bem-feito, com uma animação espetacular e extremamente vibrante numa narrativa muito bem-construída, que realiza sua história e seus desfechos de forma perfeitinha e fechadinha. Robô Selvagem é uma das melhores animações dos últimos anos e eu recomendo fortemente. A Roz é puro coração.
Redes Sociais