As muitas faces de Ichimaru Gin

Bleach Ichimaru Gin

Gin Ichimaru (ou, considerando a hierarquia de nomeação japonesa, Ichimaru Gin) é, sem dúvida, um dos personagens mais misteriosos de Bleach. Consequentemente, é um dos personagens que exercem mais fascínio no público da série. Em 2007, ele era um dos quatro personagens de Bleach que figurava na lista Top 100 na Newtype do Japão dos mais populares personagens da animes. Até mesmo seu criador, Tite Kubo, surpreendera-se com tamanha popularidade, especialmente entre as mulheres, haja vista a intenção de Kubo em apresentar Gin como uma figura assustadora. O personagem é um típico exemplo de como o elenco de apoio de Bleach é bem desenvolvido.

De fato, o carisma de Ichimaru só fez aumentar com o passar das temporadas. Embora ele estivesse do lado de Aizen Sousuke como um dos antagonistas principais do anime, ele se mostrava de forma sempre fria e dissimulada, mas, ao mesmo tempo, parecia distante nos confrontos entre shinigamis e arrankars. Ele era bem diferente de Tousen Kaname, o outro lado da trindade inimiga. Era nítido que ele tinha objetivos próprios para estar ali, que seriam revelados no seu devido tempo. Não obstante, no final de um ou outro episódio a partir do início da Saga dos Arrankars, Gin aparecia de forma bastante descontraída como apresentador da Grande Enciclopédia Arrankar, na qual ele explicava de forma lúdica e descontraída como funcionavam os arrankars, sua organização e seus poderes; era uma faceta do personagem apresentada ao público, mas ainda pertinente com o que ele transparecia no anime.

Gin Ichimaru era originalmente capitão do 3º esquadrão do Gotei 13 e ser tenente era Kira Izuru. Porém, ele traiu a Soul Society ao lado de Aizen Sousuke, então capitão do 5º esquadrão, e Tousen Kaname, capitão do 9º.

Sua história é complexa, mas bonita, e seria capaz de preencher uma série própria. Quando criança, ele vivia em Rukongai, onde conheceu Rangiku Matsumoto. Um dia, ele a encontrou sem energia, caída no chão, e ajudou-a. Depois disso, começaram a viver juntos e criaram um laço afetivo que superava a simples amizade. Enquanto juntos, Gin quis saber o dia do aniversário de Rangiku, mas ela não sabia dizer, porque, segundo ela, nunca tinha contado os dias até conhecê-lo. Gin decidiu que a partir daquele momento o dia em que se conhecerão seria o dia do seu aniversário.

Foi então que Gin conheceu Aizen. Sem querer, ele presenciou a reunião entre Aizen e outros três shinigamis que se ajoelhavam perante ele e entregavam-no uma bola com energia espiritual, o Hougyoku. Gin lembrava ter visto aqueles três shinigamis no local onde encontrara Rangiku desacordada e presumiu que Aizen devia ser o líder. Neste dia, por Rangiku, ele decidiu matá-lo. Ele se tornaria um shinigami também e garantiria que Rangiku nunca mais tivesse que chorar. Gin e Rangiku tornaram-se shinigamis juntos, mas Ichimaru nunca esqueceu o motivo que o tinha levado até ali e tudo que fez foi por ela, exclusivamente por Rangiku.

Considerado gênio durante seu treinamento, Gin rapidamente ascendeu entre os shinigamis. Ele tornou-se membro do 5º esquadrão e não demorou muito até alcançar a posição de tenente, quando Aizen assumiu como capitão do esquadrão. Nesta época, quando ainda era uma criança, ele ouviu do próprio Aizen o segredo para evitar a completa hipnose de sua zanpakutou. Gin era detentor do que no futuro tornar-se-ia o segredo mais importante da Soul Society, uma vez que evitar os efeitos da zanpakutou de Aizen seria a chave para derrotá-lo. Na época, porém, Ichimaru ainda não tinha o poder para derrotá-lo. Então, ele esperou. Mais tarde, conseguiu o posto de capitão da 3º divisão, mas continuou firme como subordinado de Aizen. Ele não hesitou em trair a todos e deixou até mesmo Rangiku para seguir Aizen em seus planos megalomaníacos. No fim, aproveitando a brecha que ele esperou décadas para conseguir, ele liberou toda a fúria de sua zanpakutou sobre Aizen. No entanto, não conseguiu matá-lo, apenas fez com que ele aumentasse sua força. Quando toda a trama foi descoberta, Aizen revelou que conhecia as intenções de Gin desde o começo e que o usara para seus próprios fins. Gin foi gravemente ferido nesta batalha e aparentemente rendera-se a morte quando confiou a derrota de Aizen ao substituto de shinigami Ichigo Kurosaki, que demonstrava ter atingido a apoteose de seus poderes. Todavia, o destino final de Gin Ichimaru é incerto. Nem o mangá nem o anime deixam claro se ele morreu ou não.

Ainda assim, neste clímax, ao descobrimos as reais intenções de Gin, percebemos que seu apelo é ainda maior do que se podia imaginar. Não só o shinigami é um traidor nato, uma verdadeira “cobra” segundo as palavras de Aizen, como sua ligação afetiva com Rangiku é forte, inquebrável e recíproca, uma vez que ela, mesmo ferida, faz de tudo para estar ao seu lado. Sua relação com a tenente do 10º esquadrão e suas motivações para fazer tudo que fez humanizam-no aos olhos dos fãs e o redimem na reta final. Tudo que fizera foi egoísta, porém, nobre; fizera por uma única pessoa, por seu único amor. Foi realmente tocante esta redenção do personagem que, na minha opinião, deu um sabor especial ao desfecho desta temporada de Bleach, embora várias pontas ainda estejam soltas. Como disse anteriormente, ainda não está claro se Gin morreu ou não. Acho improvável, já que outros shinigamis, como Hitsugaya e Hinamori, sofreram ferimentos muito mais graves que ele e ainda estão vivos. Outra coisa é a relação entre Rangiku e ele, que continua bastante em aberto. Não sei o porquê de Kubo preservar tanto a história entre estes dois personagens, mas espero que coisas boas estejam por vir para eles, afinal novas sagas estão para começar.

Significado do Nome: Gin provém de um fonema cujo som significa “prata”, referência ao cabelo branco do personagem; Ichimaru é formado por dois caracteres que representam as palavras “cidade” e “círculo”.

Aparência: Gin é bastante comum em termos de vestuário; seu shihakusho, o quimono usado por todo shinigami, não tem adereços ou adornos peculiares. Quando deixa a Soul Society como traidor e vai para o Hueco Mundo, sua vestimenta muda. Ele passa a usar uma túnica branca que esconde boa parte de seu corpo, inclusive as mãos. Sua aparência geral, no entanto, não é tão normal. Ele mantém os olhos constantemente estreitos como fendas e raramente os abre; quando o faz, nota-se que são azuis claríssimos. A cor dos olhos de Ichimaru, no entanto, varia ao longo da série; nos primeiros episódios, é mostrada uma tonalidade vermelha, enquanto a cor azul é retratada bem mais para frente na história. Seu cabelo possui uma cor branca incomum, quase prateada (aspecto que é refletido em seu nome). Gin é magro e alto, com um semblante quase esquelético, e parece ter não mais do que 20 anos de idade, embora seja bem mais velho. Sua principal característica é o largo e zombeteiro sorriso que estampa sempre sua face, que só desaparece nas raras ocasiões em que fica aborrecido, surpreso, confuso ou triste. De fato, seu olhar entreaberto e seu sorriso dão um toque sinistro ao personagem que, combinados com seu uso constante de sarcasmo e escárnio polido, tornam difícil discernir seus reais pensamentos. Muitos consideram seu comportamento e aparência bastante inquietantes e poucos são aqueles que realmente se dispõem a confiar nele, mesmo antes dele se revelar um traidor. Gin parece estar plenamente consciente do efeito que tem sobre os outros e, por isso mesmo, não se priva de brincar com estado emocional das pessoas.

Zanpakutou: Shinsou, que significa “lança sagrada”, é o nome da espada de Gin. Ela aparenta ser uma simples wakizashi, uma espada curta japonesa. O cabo é azul claro como uma divisória formada por dois finos redemoinhos que giram em torno da lâmina numa forma semelhante a um “S”. A Shinsou é uma das mais interessantes zanpakutous de Bleach, tão fascinante quanto o próprio personagem que a empunha.

O Shikai é acionado pelo comando “Ikorose”, algo como “dispare para matar”. Quando é liberada, a lâmina brilha e se estende em alta velocidade para empalar os oponentes à distância. A lâmina se estende com uma força absurda e é capaz de atingir um comprimento equivalente a cem vezes seu comprimento original.

O Bankai chama-se Kamishini No Yari, que significa “lança do deus matador”, e só é revelada nos momentos finais do anime. Neste estado, zanpakutou não muda de aparência e mantém sua forma diminuta. Porém, a lâmina é capaz de atingir um comprimento equivalente a 13 quilômetros numa velocidade 500 vezes maior que a do som. A lâmina também pode se recolher com igual velocidade, o que torna muito difícil defender-se de seus ataques. De fato, com sua Bankai, a zanpakutou mostra-se tão traiçoeira quanto seu dono.