Rio tem pré-estreia de Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras

Foto de Christiano Rubin.

Robert Downey Jr. é um homem que inspira respeito, um ator com uma carreira de muitos altos e alguns baixos, que teve seus problemas e conseguiu superá-los de maneira notável. Ele reconquistou um mundo quase perdido para ele e retornou como herói — ou heróis.

Lembro-me com alegria do ator, ainda novo, em tenras sessões da tarde, quando ele aparecia em Mulher Nota Mil (1985) ou de vê-lo como um emocionante Chaplin (1992) ou de divertir-me com a participação inspirada como um repórter sensacionalista em Assassinos por Natureza (1994). Downey Jr. fez parte do passado de muitos e, agora, tornou-se uma das figuras mais icônicas do presente, porque ele é o sensacional Kirk Lazarus em Trovão Tropical (2008), o cafajeste mais adorável do cinema Tony Stark em Homem de Ferro (2008)... e o sagaz detetive Sherlock Holmes (2009).

Robert Downey Jr. é um homem de mil facetas.

Ele esteve na pré-estreia do novo Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Sherlock Holmes: A Game of Shadows, 2011), que aconteceu no Cinépolis Lagoon, no Rio de Janeiro. Lá, mostrou para jornalistas e fãs presentes a faceta de homem simpático e carismático e até brincou para os fotógrafos enquanto tirava as fotos. O ator passou rápido pelo tapete vermelho, menos de meia hora, mas foi o suficiente para distribuir autógrafos para fãs empolgados e contar uma pouco das experiências dele para a imprensa.

Segundo Downey Jr., esta nova aventura de Sherlock Holmes superou as expectativas e tem mais ação do que o primeiro — “Eu aprendi artes marciais para as cenas, uma habilidade que eu não tinha no primeiro”. Ele também falou sobre o humor — “O filme continua tendo aquelas cenas engraçadas, divertidas, mas não é aquele humor pastelão, é algo mais voltado para um filme de ação, com cortes de cena rápidos, reviravoltas e sacadas inteligentes do roteiro”. O ator também elogiou o elenco e disse que todos se divertiram muito fazendo o filme.

Ainda de acordo com o astro, o papel de Sherlock Holmes é um presente — “O Sherlock não é exatamente um personagem que eu estou acostumado a fazer e foi bom fazer uma segunda vez. Eu atuo porque gosto e me divirto muito fazendo o personagem. Acho que isto motiva o elenco a se comprometer mais e contribui com o resultado”.

De fato, o resultado impressiona. Resta agora esperar ansiosamente pelo terceiro. Também de acordo com Robert Downey Jr., Sherlock Holmes 3 já está sendo pensado por ele e pelo diretor Guy Ritchie.

Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras estreia dia 13 de janeiro nos cinemas brasileiros.