Predador: A Caçada

Predador: A Caçada

Predador: A Caçada

Predador: A Caçada (2022), Dan Trachtenberg.

Um filme sensacional da Saga Predador. Contra todas as expectativas, é uma prequel da série de filmes do Predador que ninguém esperava, e que ninguém sabia que precisava. O filme tem toda aquela vibe e clima dos filmes antigos que fizeram a franquia ser famosa.

Conta a história de uma guerreira Comanche chamada Naru, que é muito bem-interpretada pela atriz Amber Midthunder, e precisa passar por um ritual da tribo no qual ela deve enfrentar uma grande fera para se tornar uma caçadora. No fim das contas, ela acaba tendo que enfrentar um grande Predador, o temível caçador alienígena da franquia.

Ouça o podcast sobre o filme aqui.

Pelo monstro já ser bastante conhecido, o filme é bastante econômico no mistério. Todo aquele mistério do primeiro filme, quando ainda não se conhecia a ameaça principal, é feito de uma maneira mais contida aqui, só que apesar de não haver mais a surpresa, Predador: A Caçada sabe trazer seu monstro para o jogo de maneira poderosa. A hora em que ele aparece em toda a sua magnitude arrasando um urso todo banhado em sangue cria uma atmosfera de força primitiva ao redor dele e nos faz lembrar por que os filmes da franquia são tão legais.

O monstro de Predador, da espécie alienígena Yautja, ficou muito marcado pelo primeiro filme com o Arnold Schwarzenegger, e esse filme, Predador: A Caçada, lembra muito o primeiro filme. Só que com uma nova roupagem, de uma maneira diferente, trabalhando bem as questões de gênero, porque o próprio Predador às vezes ignora a Naru por considerá-la uma ameaça menor por ela ser mulher, algo que também acontece com ela entre seus companheiros de tribo. E isso é uma coisa que a história trabalha de uma forma bastante orgânica, de modo que vai criando certa empatia. A Naru é uma personagem feroz e habilidosa e vai crescendo aos poucos no filme até culminar no ato final, que é espetacular!

O cenário é muito bem-feito, a tensão é bem-construída, e as cenas de ação são sangrentas, no melhor estilo ação e terror misturado com ficção científica num ambiente florestal indígena.

Predador: A Caçada consegue pegar algo antigo e transformar numa coisa nova de uma maneira fantástica. E eu recomendo fortemente. É um filmão. E é sem dúvida o melhor filme do Predador desde o filme do Arnold Schwarzenegger. Vale muito a pena e já é um dos meus filmes favoritos da franquia Predador.