Anatomia de uma Queda

Anatomia de uma Queda

Anatomia de uma Queda

Anatomia de uma Queda (2023), Justine Triet.

Ouça sobre o filme: podcast

Um poderoso drama familiar com aspecto de suspense e filme de tribunal, que ficou conhecido por ter ganhado o Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. A história é focada na autora Sandra Voyter, que é indiciada após a morte do marido Samuel quando o corpo dele é encontrado do lado de fora de casa na pequena e isolada cidade onde eles vivem nos Alpes. Os dois vivem juntos com o filho Daniel e a morte do marido é cercada de mistérios, o que acaba levando Sandra a julgamento. Porque não se sabe se a morte de Samuel foi assassinato, suicídio ou se foi um acidente. Todas essas possibilidades ficam no ar ao longo da história, porque várias verdades sobre a história do casal vão aparecendo à medida que os relatos do julgamento vão acontecendo e novidades sobre a relação dos dois vão sendo reveladas.

O filme mexe muito com a questão do mistério e do suspense, ao mesmo tempo em que é bastante focado na dinâmica do casal, nas tensões conjugais, nas coisas que são ditas ou não ao longo do relacionamento, e como tudo isso vai se tornando uma grande bola de neve que inevitavelmente vai levar à queda do casamento.

Anatomia de uma Queda é um filme inteligente, emocionante e muito bem desenvolvido pela diretora, pela atriz principal e pelo elenco como um todo, de uma maneira que consegue manter um equilíbrio intenso entre o drama e o suspense, mantendo também uma boa dose de ambiguidade. Recomendo fortemente.