Herege

Herege

Herege

Herege (2024), Scott Beck e Bryan Woods.

Ouça sobre o filme: podcast

Um filme de terror excelente com um Hugh Grant macabro. A história segue duas missionárias que tentam converter um homem à sua religião. Só que, à medida eles vão interagindo, elas começam a perceber que algo está errado e que talvez aquele homem seja muito mais perigoso do que aparenta.

O filme traz o Hugh Grant num papel de terror, mostrando que ele vem escolhendo ultimamente papéis muito diversos. Ele ficou muito conhecido pelas comédias românticas, como Um Lugar Chamado Notting Hill, Diário de Bridget Jones e Quatro Casamentos e Um Funeral, além do fato de que ele sempre teve um perfil de Lorde Inglês carismático e charmoso. E esse perfil rendeu a ele muitos filmes e muita fama. Mas com o passar do tempo, ele foi diversificando e ultimamente ele tem diversificado bastante, com o filme do Dungeons & Dragons e Wonka, por exemplo, e agora ele assume o papel de um homem que talvez não seja tão generoso como aparenta inicialmente quando as duas missionárias estão tentando convertê-lo. Com sua pegada de conflito entre fé e razão, o filme é todo desenvolvido em cima da tensão psicológica entre seus personagens.

O primeiro ato é muito construído através dos diálogos e das interações, com foco na conversa e no debate de ideias e pontos de vista. Aos poucos, o Sr. Reed de Grant vai estabelecendo suas contradições contra as duas meninas, Barnes e Paxton. Sophie Thatcher e Chloe East, que interpretam as missionárias, reforçam a tensão psicológica no jogo de crenças e contrapontos que se desenrola com Grant. Os questionamentos e as declarações do Sr. Reed começam com piadas modestas, sorrisos gentis e estranhezas que são facilmente ignoráveis, mas vão se revelando em algo muito mais bizarro e medonho oculto por trás do homem tentando debater questões religiosas e psicológicas. O curioso é que, em dado momento, o filme lembra um pouco Jogos Mortais, justamente pela forma como o personagem o Sr. Reed começa a estabelecer os aspectos envolvendo a potencial armadilha em que essas duas missionárias se descobrem estar. Nesse sentido, o segundo ato se revela muito mais um filme de terror clássico com diversas reviravoltas que vão encaminhando a história para um final intenso.

Herege é um filme que dá nos nervos e que sabe muito bem desafiar o espectador com seus aspectos de horror. Cabe destacar ainda que é um filme de terror da produtora A24, que vem se destacando bastante no cinema, especialmente no que diz respeito a filmes de terror. O Sr. Reed de Hugh Grant é um personagem que tem tudo para entrar para o hall de grandes vilões de filmes de terror. Herege é um terror psicológico muito bom. Vale muito a pena.